Com a introdução de cada vez mais electrónica em sistemas de segurança passiva, os nossos hábitos e técnicas enquanto condutores e utilizadores, têm de se adaptar.
Uma das “ajudas” que neste momento é quase omnipresente em qualquer mota ou scooter é o ABS (Anti Blocking System). O seu conceito é não permitir que uma roda bloqueie e se traduza em derrapagem (não me vou alongar mais nos detalhes técnicos, pois esse não é o objectivo).
Com esta ajuda, a nossa preocupação deverá ser tentar colocar sempre a mota direita e travar normalmente. Se a roda bloquear, deixem a electrónica trabalhar. Com o ABS, se este entrar em funcionamento, deve manter-se a pressão na manete ou no pedal, até a mota estabilizar ou se imobilizar.
Numa situação em que temos de fazer uma travagem mais brusca, mesmo com o piso molhado, não devemos tentar travar mais suavemente, pois uma das características deste sistema é prolongar o espaço de travagem. Se nós, por acção mais suave na manete, também o fazemos, então estamos a exponenciar esta característica, com os riscos inerentes.
Quando o ABS começou a estar presente nos automóveis e motas, registou-se um aumento de atropelamentos nas passadeiras, precisamente porque com os ressaltos provocados pelas bandas sonoras o ABS actuava, prolongando demasiadamente o espaço de travagem. Isto levou ao retirar das “bandas sonoras” que precediam algumas passadeiras.
Por isso, se repararem, agora é comum estar uma “tinta” vermelha mais rugosa imediatamente antes de locais de travagem (passadeiras ou cruzamentos com STOP). Assim, se a travagem for mais forte, o ABS funciona e os veículos param em segurança.
Li há pouco tempo um artigo escrito por uma motociclista que também pratica todo-o-terreno a aconselhar uma travagem mais suave, com o piso molhado. NÃO CONCORDO. Isso é no todo-o-terreno onde por norma, se desliga o ABS!
Nós, motociclistas em alcatrão, esteja seco ou molhado, em caso de perigo, devemos endireitar a mota, “travar com tudo” e deixar a electrónica amiga funcionar.
Por vezes já me aconteceu ser em cima de uma curva. Aí, travar forte imediatamente antes, a seguir largar o travão e inserir a mota na trajectória correcta, faz com que não tenha que travar em curva.
Fica esta dica, pois funciona!
Nos modelos mais recentes, já existe o “cornering ABS” que permite travar forte em curva, mas como nunca experimentei, não vou fazer qualquer comentário ou dar qualquer dica.
Boas curvas em segurança