Normalmente quando o Outono vai a meio e começam a cair as primeiras chuvas, há uma grande preocupação em verificar o estado dos pneus. É uma questão cheia de oportunidade pois, para haver um bom escoamento da água acumulada na estrada, os “sulcos do rasto do pneu” deverão estar bem dentro dos limites de desgaste permitido.
Assim garantimos a nossa segurança!
Como no inverno as temperaturas são mais baixas e, normalmente as viagens são mais curtas, tento fazer coincidir a troca de pneus com o início desta estação do ano. Assim garanto que com a chuva eles estão em muito bom estado, e no verão seguinte estarão igualmente perfeitos para as viagens e passeios planeados.
Mas apesar deste cuidado que normalmente temos, não podemos nem devemos esquecer que o estado dos pneus não é só importante quando chove. Exemplo disso é o aumento exponencial do risco de furos, quando o desgaste da borracha já é acentuado.
Da mesma forma, no Verão, tendo o pneu demasiadamente gasto, com a conjunção do alcatrão quente, a mota pesada, a velocidade e o acumular de quilómetros, arriscamos o seu rebentamento.
E quem já não apanhou na estrada uma forte tempestade de verão, que em poucos minutos deixa tudo branco de granizo, para pouco depois voltar o Sol?
É por isto que entendo que para nós, motociclistas, os “sapatos de verão” das nossas companheiras de viagem, são tão importantes como os de Inverno.
Claro que os “ciclos de mudança de pneus”, dependem da mota de cada um, da sua forma de conduzir, se anda muito em autoestrada ou não, se anda normalmente sozinho ou com pendura, etc.
Há ainda uma outra situação a ter em conta para aqueles que fazem poucos quilómetros. Não se esqueçam que com o passar dos anos, ainda que o rasto se apresente em muito bom estado, a borracha fica ressequida e perde as suas características, especialmente a aderência.
A nossa segurança depende também muito das condições em que mantemos as nossas motas, não é só dizer que conduzimos com cuidado e/ou devagar que o garantimos.
Estes pequenos/grandes detalhes, numa manobra de emergência, podem fazer a diferença.
Boas curvas