DA DISCUSSÃO SE FAZ A LUZ

São muitas as vezes em que dou por mim a pensar porque é que tantas pessoas parecem ter ausência de pensamento crítico. Reflexo disso mesmo é a forma como aparentam absorver tudo o que lhes é “servido” nas diversas redes sociais, sem qualquer (ou muito pouco) filtro.

O fenómeno dos “Influencers” na juventude é um exemplo. Consumir moda, dietas, preferências musicais, hábitos nas inúmeras vertentes do dia-a-dia, ao invés de os construir à sua imagem e cultura, parece ser muito mais cómodo. Quase que uma anulação da capacidade criativa e consequente impacto no desenvolvimento enquanto ser individual e irrepetível.

Igualmente este é um campo fértil que os mentores e difusores de “fake news” procuram: quem ouve ou vê, absorve, consome e difunde como sendo verdade, sem fazer, ou ser sujeito, a qualquer tipo de análise ou crítica. Neste caso, o escalão etário já não é só o da juventude, mas sim muito mais abrangente.

No entanto, penso que esta ausência de crítica não é linear. Muitas pessoas têm esse espírito crítico e capacidade de análise, e fazem-no. Mas pelas mais diversas razões, optam por não a partilhar, guardando-a para si próprios.

Por vezes parece haver latente um ambiente de fuga ou resistência a posicionar-se em relação a determinados assuntos, ou até somente expressar uma opinião pessoal, que pode, por exemplo, abrir a discussão ou ser o mote para uma simples conversa de amigos.

Claro que estou a referir-me a críticas e opiniões construtivas, porque de tudo o resto estão as redes sociais cheias… a tal ignorância atrevida protegida pelo anonimato!

Mas de uma forma mais simples e direta, e pensando somente na partilha e troca de ideias, porque não usar este Blog como exemplo?

Decidi partilhar textos com ideias, dicas ou simples comentários, como se estivesse a falar convosco. No final do Blog, existe uma ligação que permitiria interagirem comigo, com discordâncias, outras ideias ou simples comentários adicionais.

Todas as formas de expressão do pensamento crítico podem contribuir para uma nova visão ou abordagem de um assunto, mais aberta e fora da caixa. Tantas vezes que, após uma boa conversa eu disse: nunca tinha pensado nisso por esse ângulo, mas olha que é muito bem visto!

Diz a sabedoria popular que “da discussão se faz a luz”, e é tão verdade.

Toda esta conversa para vos dizer que continuarei a teimar em fazer o que me dá prazer e pode ser que alguém, assim, decida partilhar o que lhe vai na alma sobre um qualquer assunto já aqui abordado ou não, sobre o nosso mundo motociclístico ou não.

Boas curvas