Quero partilhar convosco uma experiência vivida, que se tornou numa dica importante para o futuro.
E se de repente, no melhor do passeio, a nossa mota começar a “ter vida própria”, a mostrar mensagens de anomalias várias, corrigir, voltar a mostrar, apagar o display do painel e, subitamente, o motor começar a falhar e parar?
Diagnóstico: morte súbita!
Digo-vos, por experiência própria, que é uma sensação desoladora. Especialmente se a mota tiver cerca de um ano de vida, perto de 21000Kms e as manutenções tiverem sido feitas religiosamente a tempo e no local apropriado!
No meu caso, a morte súbita da mota deveu-se a uma hipotética anomalia da bateria.
Este susto, é o preço a pagar pela gestão electrónica dos vários dispositivos, e do motor.
A ECU (Engine Control Unit), por exemplo, atualmente mais conhecida como ECM (Engine Control Module), é o computador responsável por controlar os atuadores do motor.
Como qualquer computador, sem energia não funciona.
A grande diferença nos dias de hoje, é que a unidade responsável por disponibilizar energia para os vários componentes eletrónicos da mota, a bateria, tem um comportamento diferente.
Antigamente, nas baterias com fluido, notava-se quando a carga começava a ficar mais fraca e podia-se precaver ficar apeado, fazendo a sua substituição. Atualmente, com as “baterias secas” que equipam as nossas motas, isso não acontece. Elas simplesmente deixam de fornecer energia de um momento para o outro, sem aviso prévio.
Por isso, se uma situação semelhante ocorrer convosco, não entrem em stress a fazer contas à vida com uma reparação gigantesca e um custo absurdo. Provavelmente é de resolução muito simples e somente o preço de uma bateria nova.
No meu caso, mais uma vez tive a prova de que uma utilização e manutenção cuidadas compensam. A garantia cobriu a substituição e assim que se colocou a nova unidade, ressuscitou para a vida, como se nada se tivesse passado e pronta para me levar novamente para onde eu lhe indicasse.
Fica assim a dica para que mais facilmente possam identificar e resolver uma situação semelhante, no caso de ocorrer convosco.
Boas curvas