Os teus pneus, os meus pneus, os nossos pneus… Não, não são os pneus da mota, são mesmo os nossos, aqueles que temos nas zonas da anca e do abdómen, e que umas vezes têm mais pressão e outras vezes, menos. Digamos que podem estar diretamente ligados a algumas épocas festivas do ano, como o Natal ou o Fim de Ano.
Mas porque é que eu decidi falar sobre isto, se não tenho formação em nutrição ou afins? A resposta é simples: Se planeamos fazer uma viagem mais longa de mota, definitivamente a condição física é um fator importante tanto no desempenho na condução como no comportamento do pendura, que em última instância, podem ter influência na segurança de ambos.
Com isto quero dizer que deveríamos ter um plano de treino que não tem de ser necessariamente algo complicado. A posição de condução ou do pendura são exigentes para certas partes do corpo e grandes grupos musculares, e o esforço vai-se acumulando após vários dias seguidos em cima da mota.
Se bem que por uma questão de saúde e bem-estar pratiquemos frequentemente atividade física, quando nós planeamos uma viagem mais longa dedicamos mais tempo às partes do corpo que exigirão maior esforço naquele período.
Sabe bem desfrutar da viagem sem dores ou mal-estar por acumulação de horas e quilómetros em cima da mota!
Por exemplo, quem nunca lhe doeu o rabo após umas horas de viagem? Um bom treino dos glúteos ajuda muito!
Igualmente, não só a preparação é importante, como durante a viagem, a manutenção da condição física também o é. Normalmente no fim de cada jornada são “obrigatórios” uns exercícios de alongamentos para ficarmos como novos para o dia seguinte.
Mas não menos importante é o facto de que, em caso de acidente, a compleição física pode fazer a diferença nas consequências de uma queda. Um corpo mais robusto, “protege-se melhor” em caso de impacto.
Assim sendo, quando estiverem a planear uma viagem, não preparem só a mota. Preparem-se a vocês também e não é só com o material e equipamento.
Ter o corpo são é fundamental para que tudo funcione bem.
Boas viagens longas.