CHAT GPT vs. TEXTO XPTO

A Inteligência Artificial (IA) é uma realidade incontornável, e muito necessária para ajudar nos novos desafios que a vida moderna nos coloca.

No nosso mundo motociclístico, nos modelos mais actuais, a IA é uma realidade presente nos vários sistemas de apoio à condução ao nosso dispor e que por vezes podem fazer a diferença, dada a sua velocidade de reação muito superior à do Ser Humano.

No entanto, há setores da sociedade em que eu, por muito retrógrado que possa parecer, não concordo com a utilização desta ferramenta de apoio.

A composição musical, por exemplo, é uma das áreas em que me incomoda a sua utilização, por toda a consideração e admiração que tenho pela capacidade criativa dos compositores.

Outra área que me é mais próxima e em que, nalguns contextos, tenho dificuldade em aceitar a sua utilização, é a escrita.

Talvez por isso eu demore tanto tempo entre textos neste meu BLOG.

Mas na dicotomia Chat GPT vs. Texto XPTO, eu opto sempre pelo segundo.

Talvez seja um reflexo dos hábitos adquiridos na escola.

Lembro-me que na escola primária ou secundária, quando os professores me mandavam escrever uma composição sobre um qualquer tema dado, recordando agora com a devida distância, dava por mim a sonhar e a tentar transcrever esse meu sonho para o caderno.

Como certamente já repararam, eu gosto sempre de escrever na primeira pessoa, pois partilho opiniões pessoais ou experiências vividas, e não vividas por outrem e replicadas por mim.

Por esta razão, por uma questão de honestidade intelectual, nunca iria dar um tema ou referências de assuntos para a IA escrever um texto por mim que eu iria de seguida partilhar aqui como sendo meu.

Para além disso, o desafio e prazer que tenho em tentar encontrar as palavras ou expressões que melhor poderão retratar o que quero partilhar convosco, seria completamente anulado.

Este é um processo criativo que me desafia e estimula pois eu continuo a achar que as ideias e “coisas da vida”, se partilhadas com os outros têm mais valor. Umas podem ser confirmadas e valorizadas e outras negadas ou contrapostas, sendo em ambos os casos veículos de aprendizagem, tanto para quem escreve, com para quem lê.

Talvez por tudo isto, eu tenho um “Chat” convosco neste meu BLOG, com Grande Prazer no Texto, ainda que por vezes possa não ser XPTO.

Boas curvas